Qual a durabilidade de uma válvula? Quando eu vou precisar trocar as minhas?

As válvulas se desgastam com o tempo de uso, algumas mais e outras menos.

Válvulas de potência, normalmente as maiores do amplificador, são as que apresentam o maior desgaste enquanto válvulas de pré ,normalmente as menores, se desgastam numa razão muito menor.

O desgaste se apresenta na forma de alteração no timbre para pior, diminuição de potência e volume, perda de agudos, graves com menos ataque e mais indefinidos nos acordes, som “menos bonito”, aumento da distorção. Estes são os principais sintomas de desgaste das válvulas, mesmo estas continuando a funcionar normalmente.

Não há um prazo pré estabelecido para determinar este desgaste e por experiência sabemos que após alguns anos de uso intenso ele pode ser mais percebido, ao passo que muitos músicos até gostam ou preferem o som mais meloso e mais saturado de válvulas velhas ,outros nem percebem o desgaste e alteração no timbre até que comparam o seu aparelho com outro com válvulas novas.

Quando houver necessidade uma troca de válvulas deixará o amplificador com o mesmo som de quando era novo, independente da idade dele, desde que todos os outros componentes estejam funcionando bem.